top of page
  • Youtube
  • Facebook
  • Instagram
Pagina Principal-maiscolorida.png
Apresentacao
Logo_urbba25_amareloecinza.png

APRESENTAÇÃO

A construção de um campo de conhecimento sempre se relaciona com os outros campos bem como com as complexas conjunturas que atravessa, uma espécie de exterioridade constitutiva (Mouffe, 2011) que faz com que a sua especificidade dependa sempre daquilo do que se diferencia e sua construção revele os princípios nos quais se ancora, com maior ou menor proximidade das hegemonias que estruturam a vida societal, política e ambiental.

O urbanismo, essa jovem disciplina, nomeada de forma diversa desde a virada do século XIX para o XX, não escapa a essa dupla condição, tendo se associado ou se distanciado de várias outras disciplinas, bem como buscado responder a distintos desafios nesse percurso, produzidos por diferentes configurações e hegemonias sociais e políticas. Como ação prática e contingente, enfrentou intensos processos de modernização, colaborou com ações colonialistas, cultivou a propriedade privada, sustentou imaginários ocidentais de ordenamento rigoroso de vida em comum, desprezou a história e seus repertórios locais e particularizados. Mas também se quis socialista, buscou controlar a especulação, abriu-se para repertórios vernaculares, aliou-se a processos participativos, problematizou questões ambientais e de segurança coletiva.

Embora pudéssemos arrolar centenas de parâmetros, opções e alternativas que se sucedem, importa aqui sobretudo trazer para a discussão três problemáticas que nos parecem centrais na atualidade do urbanismo e da sociedade brasileira e que se expressam de forma combinada em nossas cidades: a democracia, a violência e a crise climática. Elas parecem colocar em crise a própria disciplina, dado que as respostas a serem dadas tensionam tanto o lugar ocupado pelo urbanismo nessa conjuntura profundamente regressiva quanto seus instrumentos e suas competências.

Referências:

MOUFFE, C. En Torno a lo Político. México: Fondo de Cultura Econômica, 2011. 

***

BACKGROUND_URBBA25-CinzaNovo_edited.jpg
o urbBA
Seminário Urbanismo na Bahia, o urbBA

Desde 2011, com sua primeira edição, os urbBA’s primam por temáticas instigadoras, prementes, sempre considerando as interfaces entre conjunturas sociais e o urbanismo, o planejamento e afins. Sendo concebido a partir do Grupo de Pesquisa Lugar Comum – Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura, UFBA – sua abrangência tem se ampliado a cada edição, contando com a participação de professores, pesquisadores, estudantes, movimentos sociais, coletivos, lideranças comunitárias e profissionais de diversas regiões do país. 

Pode-se afirmar que o evento, ano após ano, traz temáticas relevantes e urgentes, novas problematizações e proposições, além de realizar-se como evento aberto e gratuito, com possibilidades de participação presencial e remota. A partir de 2016, o evento torna-se ainda mais singular quando é definido que sua localização seria alternada anualmente entre Salvador, na FAUFBA, e cidades do interior da Bahia ou em colaboração com outros programas de arquitetura/ urbanismo, como foi o caso do urbBA[24] realizado conjuntamente com a XVIII Semana de Urbanismo (UNEB). 

Dessa forma, o Seminário Urbanismo na Bahia constroi uma grata tradição para o enriquecimento da produção científica, da cooperação entre instituições acadêmicas, institutos federais e do ensino médio e a sociedade civil. Enquanto atividade universitária de extensão, constitui-se em importante meio de legitimação da universidade pública, pela combinação da formação, da incidência nos contextos vulnerabilizados e da coprodução do conhecimento acerca dos processos urbanos. 

INSCRIÇÕES

INSCRIÇÕES A PARTIR DE 15 DE AGOSTO DE 2025

OBSERVAÇÕES:

O urbBA[25] será um evento presencial com Sessões Temáticas em formato híbrido.

LOCAL DO EVENTO:

Faculdade de Arquitetura

Rua Caetano Moura, 121 Federação

Salvador, Bahia

Notícias

@urbba.25

URBBA25_LOGOS_Parceiros-iniciais.png

ANAIS DO

EVENTO

em breve

Rendas_Vetores_BRANCAS-07.png
Rendas_Vetores_BRANCAS-03.png
Rendas_Vetores_BRANCAS-04.png

© 2025 by Lugar Comum. Powered and secured by Wix

urbBA25 - Seminario Urbanismo na Bahia - urbBA - Lugar Comum - Faculdade de Arquitetura - Urbanismo - urbba25

bottom of page